Quando escrevemos um texto, é essencial que ele seja claro, conciso e, acima de tudo, capaz de manter o leitor interessado e engajado do início ao fim. Afinal, de que adianta produzir um conteúdo de qualidade se ele não é lido ou compreendido por quem o recebe? 

Mesmo que esteja escrevendo sobre algo muito nichado, como polia de ferro, por exemplo, é possível manter o leitor interessado em seu conteúdo. Isso é válido para que a pessoa possa se transformar em um lead e, em seguida, em um cliente.

Desta forma, saiba que há práticas já estudadas e é exatamente delas que falaremos a partir de agora. Ficou curioso para ampliar as possibilidades dentro de seu setor? Então, continue com a gente. 

4 Dicas para manter o leitor interessado em seu conteúdo

A verdade é que, caso seja gestor de uma marca de tarugo de alumínio, só para citar um caso, e conseguir uma boa saúde financeira, contratar um redator experiente é uma oportunidade para manter o leitor dentro de seu endereço eletrônico.

Contudo, há aqueles que não têm essa possibilidade e, por isso, seguir essas 10 dicas aumentarão a audiência e diminuirá a taxa de rejeição, bem como a porcentagem de saída. Confira: 

Conheça seu público-alvo

Para criar conteúdo que realmente interesse aos leitores, é importante entender quem são eles, o que procuram, quais os desejos e anseios. Faça pesquisas de mercado, observe as redes sociais e leia os comentários

Woman hand using smartphone to send and recieve email for business on nature green bokeh vintage color tone background.

Escreva títulos importantes

Por favor, fuja dos clik bates, mas avalia que o título é a primeira coisa que um leitor enxerga e, portanto, deve ser atraente e instigante

Use linguagem clara e simples

Evite termos técnicos e linguagem complexa. Faça isso de forma clara e simples, caso contrário, eles irão embora

Estruture seu conteúdo

Divida seu texto em tópicos e subtópicos, por exemplo, se for falar sobre balcão refrigerado pequeno, primeiro explique o que é, em seguida as suas especificações técnicas e, por fim, quais os benefícios a curto e médio prazo. Use frases e parágrafos curtos para tornar o texto mais fácil de ler

Evite copiar de outras fontes. A utilização de um banco de imagens gratuito também pode te ajudar a destacar o seu conteúdo de forma autêntica e tornar o conteúdo mais atrativo ao leitor.

Use exemplos práticos e de fácil compreensão, para que a leitura seja interessante e ajude o leitor a entender melhor o que está tentando dizer. Evite enrolar ou estender muito o assunto. Objetividade é a chave para um bom conteúdo, mas isso não impede que você possa gerar uma interação com o leitor.

Fique atento ao conteúdo orgânico: a retenção de clientes é maior

Além de um conteúdo de qualidade, por que não se atentar ao SEO (Search Engine Optimization)? Este é um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar um site ou página na internet para que ela possa ter melhor posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica. 

Lembrando que o tráfego orgânico é composto por visitas geradas por meio das pesquisas realizadas no Google, por exemplo, sem que haja um investimento financeiro. Para que o SEO seja eficiente é necessário pesquisar e escolher palavras-chave relevantes para o conteúdo, ou seja, se for escrever a respeito de bacias de contenção, essa deve ser a palavra-chave. 

Além disso, produz conteúdo relevante e original e estuda as técnicas de otimização on-page, como a utilização de títulos e subtítulos, meta descrições e tags alt nas imagens. Mas não para por aí, já que pode alavancar isso com a criação de uma estrutura de navegação amigável e um layout responsivo e que dá maior potencial para a velocidade de carregamento do site.

Menos primordiais, mas também válido, é a inserção de links de qualidade que apontem para o site ou página, a utilização das redes sociais para divulgar o conteúdo, o monitoramento as métricas do site, como o tempo de permanência dos usuários e a taxa de rejeição (o Google Analytics é o melhor deles), além da atualização constante com novos conteúdos e melhorias constantes.

Manter o leitor interessado em um conteúdo é fundamental para garantir que a mensagem seja compreendida e absorvida de forma eficaz. Para isso, é importante que o texto seja bem escrito, organizado e apresenta informações relevantes e interessantes. 

Algumas dicas úteis incluem o uso de títulos atrativos, parágrafos curtos e objetivos, exemplos práticos e a inclusão de recursos visuais, como imagens e vídeos. Além disso, é importante ter em mente o público-alvo e adaptar a linguagem e o tom de acordo com suas características e interesses. 

Com essas estratégias, é possível manter o leitor engajado e interessado em seu conteúdo, aumentando as chances de sucesso na comunicação de sua mensagem.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.