Descubra qual a diferença entre uma landing page e site

Descubra qual a diferença entre uma landing page e site

As táticas de uma empresa no mundo online podem diferir dependendo de seus objetivos, um site e até mesmo uma landing page podem ser utilizados de acordo com o planejamento de negócios.

É possível ser criado de forma básica e ser aprimorado conforme a empresa opta por dedicar mais recursos a essas estratégias, essas páginas possuem diferentes objetivos e métodos para atingi-los.

Uma página de escola de educação infantil integral pode acabar preferindo um site a uma página de destino, assim como uma rede de supermercados pode preferir um ponto de acesso a um site comum.

Para identificar quais páginas são mais adequadas para essas empresas, é preciso ter conhecimento de cada empresa por meio de pesquisas ou outros meios antes de adotar uma prática.

Quais os tipos de site e porque são importantes?

Como um conjunto de páginas inter-relacionadas e divididas em abas, um site são as páginas que ajudam um produto ou marca a se comunicar e se posicionar na Internet.

Isso porque esse mockup de página pode auxiliar nas estratégias de marketing de conteúdo, principalmente no SEO, que ajuda na otimização de busca de uma plataforma para que os usuários cheguem às páginas vinculadas nas buscas.

Por exemplo, serviços de remoção de máquinas pesadas podem ser encontrados graças aos termos vinculados a eles, fazendo com que os usuários visitem o site.

Dependendo dos planos da empresa, diferentes tipos de sites podem ser construídos, alguns deles são:

  • Sites institucionais;
  • Sites dinâmicos;
  • Sites one-page;
  • Blogs.

Para empresas que, por exemplo, operam no formato de comércio eletrônico, o formato do site pode ser configurado e gerenciado de maneira ligeiramente diferente de outros formatos devido à sua associação com vendas e suporte financeiro ou consumidores.

Além disso, um portfólio para divulgar as atribuições de perfuração em concreto, por exemplo, um site pode conter o que a companhia deseja para atrair os consumidores.

A importância de um site está nos meios que ele oferece para promover a própria marca ou seus produtos e serviços, criar conteúdo que atraia o consumidor e auxiliar nas estratégias de marketing por meio da captura de dados de navegação.

Um site pode ser criado gratuitamente, essa é uma ótima opção para empresas que estão começando ou não tem dinheiro para gastar em plataformas mais complexas.

O que é e como funciona uma landing page?

Landing pages são páginas desenhadas para converter potenciais clientes que as visitam. Por isso, a página de captura utilizada para realizar essa função é utilizada em conjunto com um CTA (Call to Action) para estimular ainda mais essa ação.

Por exemplo, como uma das estratégias de marketing digital utilizadas por muitas empresas, as landing pages acabam sendo uma das formas de começar a conduzir o funil de vendas na hora de comprar rodapé de madeira 7 cm, por exemplo.

Nesses modelos, muitas informações que poderiam levar o usuário a outros caminhos são omitidas, pois o foco é gerar receita ou coletar dados do usuário para criar estratégias e personas para o negócio.

Com as páginas de destino implementadas, os clientes podem ser segmentados de forma mais decisiva e os dados podem ser aproveitados para desenvolver estratégias que ajudam a reduzir os custos de aquisição de clientes.

Eles também podem ter uma taxa de conversão de leads maior do que outros empreendimentos normais, o que resulta em uma loja de isotubo conhecendo os aspectos que devem ser enfatizados pela concorrência.

As principais diferenças entre os dois

Tanto os sites quanto as landing pages são possibilidades em suas próprias estratégias de marketing para empresas de internet, e ambos possuem funções e objetivos diferentes.

Apesar de serem táticas de marketing digital, há momentos em que uma dessas estratégias pode ser empregada de forma eficaz e trazer resultados positivos para a empresa.

Se o objetivo principal da companhia é a conversão, as landing pages são as mais eficazes, pois são totalmente objetivas em trazer essa ação para a empresa e seus futuros leads, que podem ser acessadas por meio de um link ou por buscadores.

A objetividade de suas páginas e o resumo conciso das informações as tornam mais práticas de montar, bem como de serem lidas pelos consumidores, inclusive pelo fato de sempre estimular o visitante a agir antes de saber mais sobre a promoção.

Com a intenção de coletar contatos que possam ser usados ​​para divulgar produtos por meio de formulários, as landing pages tendem a ter aparências diferenciadas entre sites e sites populares.

Sites são mais complexos que landing pages e muitas vezes são o principal canal para uma empresa ser reconhecida na internet.

Um site pode conter todas as informações da corporação sobre sua estrutura societária, opinião sobre seus produtos, procedimento para manutenção de válvula borboleta triexcentrica e até mesmo vídeos instrutivos para o público em geral.

Por isso, é fundamental que as organizações entendam claramente seus objetivos para saber quando utilizar um site, além de ter noção da necessidade das landing pages.

Dicas para criar uma landing page

Ao desenhar uma landing page, é importante lembrar de uma série de pontos durante a fase de esboço da página, isso evitará que o usuário se perca nos detalhes ou tenha informações específicas.

Dicas e tutoriais são cruciais para produzir resultados efetivos para uma página de destino, alguns dos quais são:

Definir um bom título e textos complementares

Como essa é a primeira coisa que chama a atenção do usuário, tanto o título da página quanto os textos complementares devem descrever o que o cliente receberá ao comprar aquele produto ou serviço.

Os textos complementares servem para auxiliar os títulos, que por sua vez devem ser concisos. Esse texto deve ser persuasivo e também complementar a ideia que o consumidor observou anteriormente.

Investir em um bom design

Para um site destinado a atrair consumidores, quanto melhor for a aparência da página e for relevante para o anúncio que os direcionou para essa página, mais os consumidores estarão dispostos a comprar o que está sendo oferecido.

As cores vivas do anúncio e da página de destino inspiram uma sensação de lembrança no consumidor, pois ambos condizem com o padrão de cores da empresa, ele imediatamente se lembrará da empresa.

Por isso, uma loja que vende produtos diversos como regador infantil de plástico, por exemplo, deve apostar nas cores primárias para marcar o anúncio e as landing pages são uma alternativa superior.

Criar boas chamadas para ação e formulários

Fazer com que o visitante ou potencial consumidor interaja na página é fundamental para que a taxa de conversão aumente cada vez mais.

É possível fazer isso através de um processo simples, a chamada para ação, CTA, ou Call to Action, é feito por palavras ou frases simples.

Possui um conteúdo levemente atrativo que visa chamar a atenção para a ação, de forma que ela seja enfatizada para incentivar os visitantes a tomá-la.

Nas páginas de destino destinadas à captura de dados, é importante ter um formulário pronto para que os usuários preencham informações como nome e dados de contato.

De forma simples e objetiva, esses formulários acabam por ajudar a empresa a captar os dados que julgar necessários para estabelecer critérios de público-alvo e saber como conquistá-los com essas informações.

Dicas para criar um site

Criar um site envolve algumas etapas importantes. E para uma empresa de produtos de construção que vende cabo eslinga flexível, entre outros produtos, deve seguir algumas dicas para a realização de um site. Essas são:

Desenvolva sites leves e rápidos

Cada vez mais o acesso à Internet vem exclusivamente de telefones celulares. Na prática, isso significa que investir em um site otimizado para esse tipo de visita é crucial.

É importante que as empresas evitem elementos difíceis de carregar e/ou lentos no site. Isso consome mais dados móveis, o que certamente afastará os usuários.

Separar as páginas em menus e submenus

Esse item facilita a navegação do site e a localização das informações mais pertinentes. Por outro lado, se o site estiver mal organizado e difícil de navegar, isso pode afetar negativamente o usuário, fazendo com que ele abandone o site e não volte mais.

Sendo assim, é indispensável priorizar a estrutura hierárquica, partindo dos temas mais abrangentes e indo até os menos abrangentes.

Investir em um visual harmônico

Definir um estilo para o site é parte crucial para qualquer empresa. Cores fortes são permitidas, desde que haja lógica entre elas e a escolha esteja de acordo com sua marca e posicionamento.

Se houver dúvidas, é recomendável apostar em designs e cores mais neutras para diminuir a chance de erro e ainda imprimir elegância e sofisticação.

A ideia central é sempre se colocar no lugar do usuário e descrever o caminho mais lógico de A a B. Isso envolve a criação de menus, a criação de conteúdo e links internos e externos.

Quanto mais específica e direta for essa trajetória, mais benéfica ela será para o usuário e o potencial de conversão será aumentado conforme a satisfação do usuário.

Considerações finais

Ambos os modelos de página abrangem diferentes estratégias de marketing que podem ajudar uma empresa a se firmar no mercado, converter mais leads ou gerar mais impulso para novos recursos ou promoções.

Com um bom planejamento, as empresas podem encontrar pontos fortes ao seu redor e usar isso para atingir seus objetivos em um curto período de tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.