Como implementar estratégias de gestão de recursos humanos

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As estratégias de gestão são práticas trabalhadas pelos gestores da companhia para fazer o negócio crescer e fortalecê-lo. Para fazer esse trabalho, é necessário considerar cenários externos e internos.

O cenário externo engloba a concorrência, fatores sociais, política, economia, tendências de mercado, entre outros. O cenário interno trata dos recursos humanos, práticas comerciais, desenvolvimento de produtos e serviços e faturamento.

O objetivo da gestão estratégica é gerenciar diferentes situações e alcançar metas, utilizando indicativos definidos pela própria organização. Também é por meio da gestão que são feitas mudanças é decisões que alteram o posicionamento do negócio.

Em um primeiro momento, esse trabalho parece um conjunto de práticas aplicadas em grandes empresas, entretanto, os micros, pequenos e médios negócios também precisam da gestão estratégica para manter sua competitividade.

O objetivo desse processo está relacionado ao que a corporação espera do futuro, definindo antecipadamente o que vai acontecer e criando caminhos para alcançar os resultados esperados.

No entanto, para implementar boas estratégias de gestão na área de recursos humanos, é fundamental conhecer alguns pontos.

Este artigo vai mostrar os passos essenciais para identificar as necessidades e metas da empresa, como projetar programas de treinamento e quais são os métodos e ferramentas que podem ser usados para avaliar os colaboradores.

Passos essenciais da gestão de recursos humanos

Para identificar as necessidades e metas da empresa na hora de implementar as estratégias de gestão de recursos humanos, a companhia precisa seguir alguns passos importantes. São eles:

  • Levantar os objetivos da empresa;
  • Definir os objetivos do RH;
  • Preparar os gestores;
  • Fazer a análise SWOT;
  • Elaborar um plano de ação.

Tudo dentro de uma empresa envolve planejamento, seja na hora de comprar empilhadeiras 2500 kg ou diante de qualquer outra necessidade. No caso da gestão de RH, o planejamento continua sendo fundamental.

Por essa razão, o primeiro passo é conhecer as estratégias da empresa e suas metas, assim, o gestor saberá quais são as ações mais adequadas para alinhar o negócio e o capital humano.

O departamento de RH também tem seus próprios objetivos e eles devem ser considerados na hora de implementar a gestão estratégica.

É fundamental desenvolver maneiras de aumentar a satisfação dos funcionários, por meio de plano de carreira e um bom clima organizacional. Essas e outras demandas visam atender carências e reduzir a rotatividade.

Durante o planejamento de estratégias, deve-se conhecer as necessidades do RH e determinar quais são as mais urgentes e que precisam de mais atenção.

Mesmo que as estratégias se apliquem ao departamento de recursos humanos, não se limita a ele. Depois de levantar os objetivos gerais e específicos, a corporação deve fazer uma reunião com os gestores de todos os setores.

Dentro de uma fábrica que produz airbag frontal, os participantes podem contribuir com insights e ideias para os próximos passos. Além do mais, todos os envolvidos vão se unir e atuar em conjunto na dinâmica estabelecida.

Depois de alinhar e engajar os demais setores, o RH vai aplicar uma análise SWOT. Isso é necessário para que o departamento defina as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que vão nortear as ações.

Com tudo isso em mente, é o momento de transformar em ações, definindo as soluções para os problemas identificados e as métricas que vão fazer parte do monitoramento.

Todos os líderes devem ter conhecimento sobre a metodologia para que possam envolver a equipe e sugerir as mudanças necessárias.

Como projetar treinamentos?

Os programas de treinamento e desenvolvimento devem estar alinhados às competências e objetivos da equipe.

O primeiro passo para fazer isso é definir o público-alvo e suas necessidades, ou seja, identificar os participantes do treinamento, que podem ser todos os colaboradores, uma equipe em específico, gestores ou líderes.

Determinar a audiência é fundamental para que o programa esteja adequado ao público. Sendo assim, se algum colaborador usa aparelho auditivo, o RH pode implementar estratégias que vão ajudá-lo a acompanhar o programa.

Conhecer o público-alvo também é muito importante para direcionar as pautas, conforme os interesses e as necessidades.

Entre as informações mais importantes sobre os funcionários que serão treinados está a média de idade, funções, capacitação e habilidades que devem ser aprimoradas, disponibilidade de tempo e objetivos.

Por falar em objetivos, o treinamento precisa ser personalizado, de acordo com as necessidades da equipe. Para saber quais são elas, recomenda-se um mapeamento de competências, pedir feedback e observar se existem defasagens no trabalho.

Promover este diagnóstico é imprescindível para criar um treinamento condizente com as demandas e evitar desperdícios de tempo e dinheiro com algo que não vai agregar.

Em seguida, deve-se escolher a metodologia de ensino, pois a forma como o treinamento é passado para as pessoas pode impactar o interesse e a adesão.

Hoje em dia, um fornecedor de madeira para construção naval pode oferecer treinamentos virtuais ou presenciais. Porém, independentemente da modalidade escolhida, o processo deve ser criativo para engajar os profissionais.

Existem vários recursos que ajudam, como e-books, podcasts, vídeos, entre outros materiais que também aumentam a compreensão da audiência.

Sendo assim, é o momento de executar o treinamento e passar todas as informações necessárias para desenvolver os colaboradores. Depois de finalizar o processo, é interessante fazer uma pesquisa de satisfação com os participantes.

Isso vai ajudar a companhia a aperfeiçoar o programa de treinamento, e quando houver outra edição, o RH poderá fazer os ajustes necessários e atender às expectativas dos participantes.

Métodos e ferramentas úteis

De maneira geral, os empreendimentos podem contar com métodos e ferramentas úteis para avaliar o desempenho dos funcionários e promover um ambiente de trabalho engajador e positivo. Entre eles estão:

Autoavaliação

A autoavaliação ajuda a promover a reflexão entre os funcionários, pois eles mesmos vão analisar seu desempenho e identificar pontos fortes e fracos. O processo segue critérios pré-definidos, como metas estabelecidas e atividades do dia a dia.

Para obter respostas verdadeiras, uma loja que comercializa aliança de casamento luxo deve pedir para os colaboradores serem verdadeiros nas respostas, pois não serão prejudicados e nem mesmo identificados.

Avaliação por objetivos

Esse método faz uso do cumprimento de objetivos definidos para os profissionais, considerando o empenho e os resultados, bem como circunstâncias externas que podem interferir no cotidiano.

Os objetivos do colaborador são definidos junto com a gestão e precisam estar de acordo com as metas da corporação. Também precisam ser mensuráveis e realistas, caso contrário, só vão sobrecarregar a equipe e prejudicar a avaliação.

Avaliação da equipe

Fazer avaliações individuais é necessário, mas também é imprescindível avaliar a equipe como um todo. Um empreendimento que possui um profissional chaveiro 24 horas deve fazer isso porque o trabalho em grupo deve fluir para que a empresa funcione bem.

Esse tipo de avaliação também se baseia em critérios pré-estabelecidos, como as competências necessárias, fluxo de trabalho, comunicação e metas definidas.

Com base nessa análise, a marca vai desenvolver estratégias que vão melhorar as relações e o clima organizacional.

Avaliação de liderança

O desempenho dos líderes também precisa ser considerado, pois são profissionais com grande responsabilidade sobre o desempenho do time.

Eles podem influenciar a comunicação, o bem-estar das pessoas, a motivação e as relações interpessoais, portanto também devem passar pelo crivo da avaliação.

Ela pode ser feita pelos funcionários e superiores para ficar ainda mais completa, e com base nos resultados apresentados, o RH pode trazer feedback para otimizar a liderança e seu relacionamento com os membros das equipes.

Avaliação 360°

De modo geral, uma entidade que realiza fechamento lateral com telha pode fazer essa avaliação dos colaboradores, que é realizada pela gestão, pela liderança e pelos próprios colegas de trabalho.

Eles também avaliam a si mesmos, seus líderes e gestores. Por ser uma prática muito completa, a metodologia ficou conhecida como a avaliação 360°. Com ela, é possível analisar o desempenho dos critérios definidos, considerando diferentes pontos de vista.

No entanto, é necessário ter muito cuidado, uma vez que é realizada por pessoas próximas umas das outras e isso pode influenciar com opiniões pessoais e não profissionais.

Diante dessa realidade, o gerente de uma loja para aluguel de fantasia pode incentivar os funcionários a serem objetivos e analisar os colegas de maneira unicamente profissional.

Para otimizar ainda mais os resultados, é possível conciliar esse método de avaliação com outras opções e obter respostas mais precisas.

Considerações finais

O departamento de RH é um setor que lida diretamente com os colaboradores de uma empresa, por isso precisa trabalhar constantemente boas estratégias de gestão.

Para fazer isso, vai levar em conta as metas da companhia e as necessidades de todos os profissionais dentro dela.

Os programas de treinamento e desenvolvimento potencializam as competências e os objetivos da equipe, o que traz resultados melhores para a organização como um todo.

Para garantir os melhores resultados dentro da empresa e a satisfação dos profissionais, as avaliações de desempenho são imprescindíveis.

Essa tríade de ações vai melhorar o desempenho do negócio constantemente e aumentar sua competitividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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