Guest post: o que é e por que investir nessa estratégia?

Guest post: o que é e por que investir nessa estratégia?

Guest post é uma estratégia que consiste na troca de publicações entre empresas parceiras, e cada blog vai publicar um conteúdo criado pelo outro. 

Por meio dessa prática, a companhia consegue fortalecer outras estratégias e aumentar a visibilidade.

O consumidor moderno está ávido por informação, e as empresas precisam criar conteúdos inteligentes e interessantes para atrair a atenção das pessoas. O canal usado para distribuí-los é um blog e ele precisa ser constantemente alimentado.

Sem falar no fato de que os materiais precisam ser de excelente qualidade para manter o fluxo de visitantes na página. Mas, a criação constante de conteúdos ricos e relevantes pode melhorar muito com algumas estratégias.

Uma das mais usadas pelas companhias atualmente são publicações escritas por outras pessoas, uma ação conhecida como guest post. Você firma parceria com outro negócio, e trocam materiais entre si.

Mas, é necessário saber escolher a parceria, compreender de que maneira ela complementa seu negócio, dentre outras questões pertinentes.

Para esclarecer esse assunto, neste artigo, vamos explicar o que é guest post, sua importância e os benefícios que ele traz.

O que é guest post?

Guest post é um termo em inglês, que traduzido ao pé da letra significa “post convidado”. Trata-se de uma publicação escrita por outra pessoa, que não seja o proprietário do blog ou site.

O propósito dessa estratégia é convencer o visitante a ler o material, caracterizando o conteúdo como um artigo convidado. Essa prática ajuda a valorizar e a melhorar as estratégias de link building, além de trazer mais visibilidade para a marca.

Ao trabalhar com essa ação, um fabricante de troféu personalizado acrílico transmite imagem de autoridade em seu segmento, uma vez que foi convidado por outra empresa para falar sobre determinado assunto.

Consequentemente, o tráfego em suas plataformas será maior, o que aumenta as chances de capturar leads, fazer novos negócios e melhorar a visibilidade da marca.

Mas, para funcionar, é necessário que os parceiros se complementam, ou seja, empresas que oferecem produtos e serviços que possam ser usados em conjunto, como no caso de uma academia e um nutricionista.

Importância de investir em guest post

É um erro acreditar que apenas o dono do site deve publicar os conteúdos, pois convidar alguém é uma forma de variar as publicações e melhorar a qualidade dos materiais.

Como resultado, a companhia consegue material inteligente, eleva a qualidade do que é postado e aumenta o volume de acessos ao seu site.

O artigo de convidado também é uma forma de aumentar a credibilidade junto ao público, tendo em vista que uma empresa de pavimentação asfáltica trará um especialista para se comunicar com sua audiência.

Benefícios do guest post para os negócios

Alguns empreendedores que estão começando a investir em marketing digital se perguntam se realmente vale a pena investir em guest post, e a resposta é sim.

Mesmo que de início pareça um trabalho extra, esta é uma oportunidade única de fazer com que o blog da sua marca se destaque.

Independentemente de ser novo ou não, é necessário se concentrar em atrair tráfego e construir uma audiência, pois é isso que vai trazer autoridade para a plataforma. O guest post ajuda a atingir esses objetivos e ainda traz as seguintes vantagens:

Possibilita parcerias maiores

Essa estratégia é vantajosa para ambos os envolvidos, mas também é uma porta de entrada para parcerias maiores.

Por exemplo, você começa criando publicações para o blog do parceiro, mas futuramente podem produzir materiais maiores, ferramentas e até criarem um evento juntos, que pode:

  • Aumentar a relevância da marca;
  • Trazer mais clientes;
  • Fidelizar os consumidores;
  • Servir como vitrine para parceiros.

Tudo isso ajuda a empresa a conquistar novos horizontes, impactar novos públicos e atrair muitas oportunidades de negócios.

Melhora o posicionamento nos buscadores

Um fabricante de letreiro luminoso LED personalizado compete com outras empresas para se posicionar entre os primeiros resultados de pesquisa dos sites de busca, como no caso do Google.

O critério usado por eles é identificar a capacidade que a plataforma tem de oferecer respostas ricas e relevantes para as dúvidas dos usuários, pois como o próprio Google já disse, seu propósito é oferecer a melhor experiência.

Uma das maneiras de mostrar para os algoritmos dos buscadores que seu blog é relevante, e levar até eles alguns sinais de confiança, como no caso dos backlinks.

Para os mecanismos de busca isso é importante porque é como se sua plataforma fosse reconhecida e respeitada por outras empresas. 

A partir disso, o buscador enxerga a relevância do site para as pesquisas de seus usuários.

Impulsiona lançamentos

Uma empresa de serviço terceirizado de limpeza precisa criar expectativas em relação aos seus lançamentos, e o guest post é uma excelente estratégia para fazer isso.

Geralmente, para lançar um novo produto ou serviço, as empresas criam uma landing page que vai captar e-mails. Mas, é necessário direcionar os visitantes para esta página depois de terem acessado um conteúdo proveitoso.

Essa estratégia é necessária porque o usuário se sente mais disposto a aproveitar o momento e obter mais informações.

Estimula a criatividade

A criatividade é muito importante para as estratégias de marketing digital, principalmente na hora de produzir materiais de qualidade.

Entretanto, nem sempre é fácil escrever sobre temas variados, principalmente quando o nicho de atuação do negócio é bastante concorrido e muitas outras empresas criam conteúdos do mesmo tipo.

Mas, por meio do guest post, é possível encontrar maneiras diferentes de contar uma história ou de falar sobre qualquer assunto relacionado à área de atuação.

São práticas que causam impactos diretos nas estratégias de criação de conteúdo, e ajudam uma empresa de plano diretor estratégico a investir em formatos diferentes, mudar a frequência da publicação ou o tipo de linguagem usada.

Essa prática pode até mesmo servir de inspiração para decisões mais estratégicas, como o desenvolvimento e a criação de novos produtos e serviços, maneiras de atender o cliente e assim por diante.

Aumenta o tráfego do site

As marcas precisam atrair tráfego para o site, pois é dessa forma que sempre estarão entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa e aumentam as chances de conversão.

Empresas que dependem do mercado digital, como no caso do e-commerce, precisam ainda mais de um tráfego intenso.

Ao publicar postagens em blogs terceiros, principalmente aqueles que são considerados como referência, ajuda a atrair tráfego de qualidade para seus canais.

O objetivo é fazer com que os usuários aproveitem ao máximo o material, a ponto de se interessarem em saber quem é você.

Melhora a autoridade de mercado

Uma empresa de conserto placa iPhone pode creditar o nome do autor e da companhia ou apenas o nome da companhia, mas independentemente disso, ajuda seu parceiro a fortalecer sua autoridade de mercado.

O site da organização vai servir como uma bandeira para todo o conteúdo, de modo a divulgar o autor de maneira mais eficiente.

Atrai audiências diferentes

Se uma empresa escreve uma publicação para um blog que não é dela, naturalmente vai alcançar uma audiência maior e diferente, pois é composta por pessoas que ainda não a conheciam.

Um dos focos de trabalhar com o guest post é escrever artigos para públicos similares, mas que não competem entre si. Um exemplo disso é uma papelaria fazer parceria com uma empresa de locação de impressora.

Aumenta os contatos de e-mail marketing

O blog precisa oferecer materiais em troca de informações dos visitantes, como no caso da newsletter, e assim começar a formar a base de contatos para o e-mail marketing.

Um conteúdo diferente tem capacidade para atrair novas pessoas, o que ajuda a aumentar a lista de assinantes.

Melhora a produção de conteúdo

Quando a marca escreve para uma audiência diferente, segue diretrizes editoriais diferentes e isso impõe novas habilidades para produzir conteúdos.

Mesmo que a persona seja similar, que cada plataforma tem sua própria identidade e precisa respeitar um tipo de linguagem, formato, tom de voz e outras particularidades.

A variação de temas melhora o modo como você conta uma história e isso ajuda a entregar um conteúdo de valor e sempre renovado.

Como resultado, uma loja de móveis, como armário escritório com chave, consegue crescer profissionalmente.

Considerações finais

Sendo assim, não é de hoje que as empresas perceberam a importância e a necessidade de criar conteúdos de valor para seu público, e desse trabalho surgiram outras estratégias capazes de enriquecê-lo.

O guest post é uma prova disso, e muito mais do que fortalecer a produção de conteúdo, ele também fortalece a imagem da marca perante um público que inicialmente não daria atenção para ela.

Para aproveitar todos os benefícios dessa prática, tudo o que você precisa fazer é encontrar o parceiro ideal para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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