Como saber que é hora de trocar o pneu? Confira quais os sinais indicam o momento ideal para trocar os pneus do seu veículo!

Embora você não pense neles com muita frequência, seus pneus são uma parte importante do seu veículo, e ter o piso e a calibragem adequados é fundamental para garantir que você permaneça seguro na estrada, evite acidentes e danos ao seu carro.

Se já faz algum tempo desde que você substituiu seus pneus, a seguir estão alguns sinais de alerta de que você está atrasado para trocar o pneu:

Como saber que é hora certa de trocar o pneu?

trocar o pneu

Por mais que haja cuidados que permitem a longa durabilidade dos pneus, é preciso também estar atento aos sinais de que você precisa comprar pneus novos:

Piso Baixo

A banda de rodagem de seus pneus ajuda seu veículo a acelerar e frear. Se o piso estiver muito baixo, você diminui a capacidade do veículo de manter contato com a estrada, o que pode causar derrapagem e frenagem.

É muito fácil testar o nível do piso em seus pneus usando uma moeda de um real. Simplesmente pegue uma moeda e coloque-a entre os espaços do pneu. Se você não consegue ver a parte de cima dourada da moeda, seus pneus ainda estão bons. No entanto, se você puder ver da cabeça da figura que aparece na moeda, é hora de comprar pneus novos.

Rachaduras

Depois de inspecionar a banda de rodagem de seus pneus, é hora de olhar ao longo da parede lateral em busca de fissuras ou rachaduras, geralmente pneus de qualidade evitam esse tipo de problemas, como por exemplo a marca Michelin Primacy para tamanho 2050 55 R16. Gelo, chuva, mau alinhamento e envelhecimento natural fazem com que as paredes laterais se desgastam com o tempo.

Se você vir quaisquer rachaduras que sejam claramente visíveis a olho nu, será necessário substituir os pneus. Ignorar essas rachaduras pode significar que seu pneu desenvolverá um vazamento ou, pior ainda, está quase pronto para estourar.

Trocar o pneu com Bolhas ou protuberâncias

Além de procurar rachaduras, você também deve verificar se há protuberâncias ou bolhas nos pneus. Quando a superfície externa do pneu começar a enfraquecer, grandes bolhas ou protuberâncias que se estendem para longe da superfície do pneu começarão a aparecer.

Essas protuberâncias se tornarão pontos fracos que podem causar um estouro repentino quando você estiver dirigindo, por isso é importante substituir os pneus assim que começar a ver saliências se estendendo para fora da superfície.

Agitando o carro

Certa vibração quando você está dirigindo seu veículo é bom e nada para se preocupar. No entanto, a vibração excessiva quando está dirigindo, especialmente quando aumenta a velocidade, normalmente é um sinal de que algo está errado com seus pneus. Isso pode significar que seus pneus estão desbalanceados ou desalinhados.

Também pode ser um sinal de que seus amortecedores estão falhando. Ou pode indicar que há um problema dentro do pneu. Independentemente do problema, você deseja consertá-lo o mais rápido possível, pois a vibração pode danificar os pneus ou outras partes do seu carro.

Padrões de Desgaste de Pneus Desiguais

Conforme você dirige, a banda de rodagem de seus pneus começará a se desgastar. Às vezes, isso pode causar padrões irregulares de desgaste dos pneus. Desgaste excessivo no centro geralmente significa que os pneus estão inflados demais, enquanto o desgaste excessivo nas bordas normalmente significa que os pneus estão com pressão insuficiente.

Outros problemas que podem causar desgaste irregular incluem alinhamento inadequado, suspensão desgastada ou pneus desbalanceados.

Para garantir uma condução segura e eficiente sempre que estiver ao volante, você precisa ficar atento a esses cinco sinais de que está na hora de trocar o pneu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.